Audiência discute emancipação do campus universitário de Mucuri

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (2) a possibilidade de emancipação do campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O debate atende a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e será realizado a partir das 15h30. O local da reunião ainda não foi definido.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem cinco campus: dois em Diamantina, um Teófilo Otoni, um em Janaúba e um em Unaí.

O campus do Mucuri, localizado em Teófilo Otoni e criado em 2006, atualmente oferece dez cursos de graduação presencial, um curso graduação a distância e programas de pós-graduação.

Segundo Nikolas Ferreira, o campus Mucuri atende uma região que abrange mais de 1 milhão de pessoas. “Além disso, o campus de Mucuri da UFVJM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico da região”, afirma o deputado. Apesar disso, o campus está subordinado à sede da universidade, localizada em Diamantina.

A emancipação do campus, segundo Ferreira, é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e dos moradores locais. “Tal medida possibilitaria uma maior autonomia administrativa e financeira ao campus, possibilitando uma gestão mais eficiente e ágil, bem como uma maior adequação às necessidades específicas da região”, explica o parlamentar.

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
06:21, 19/07/2024
temperature icon 15°C
céu limpo