Caso A Chacina de Unaí

No “Linha Direta” desta quinta-feira, 6 de junho, o apresentador Pedro Bial mostra o caso A Chacina de Unaí. No crime, cometido no município de Minas Gerais, quatro funcionários do Ministério do Trabalho foram executados em uma emboscada executada por pistoleiros.

Por trás deste crime, estavam denúncias de trabalho escravo envolvendo poderosos fazendeiros da região. Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e Aílton Pereira de Oliveira, motorista da equipe, foram as vítimas.

Segundo as investigações, fazendeiros da região estariam por trás da chacina, ocorrida em 28 de janeiro de 2004, com o intuito de silenciar possíveis descobertas dos auditores que poderiam expor condições de trabalho degradantes dos trabalhadores rurais. Além dos proprietários rurais, um ex-prefeito de Unaí também foi implicado no caso.

Chacina de Unaí é o destaque do Linha Direta

Linha Direta Pedro Bial
Pedro Bial no Linha Direta. Foto: Globo/Fábio Rocha

O Ministério Público Federal (MPF) concluiu que os quatro auditores foram mortos por dois pistoleiros locais, Rogério Alan Rocha Rios e Erinaldo de Vasconcelos Silva, ambos condenados pelo crime. Como mandantes, foram identificados os irmãos Antério e Norberto Mânica, proprietários de grandes fazendas na região, sendo Antério, na época, prefeito de Unaí.

O ex-prefeito Antério Mânica foi condenado apenas em 2022, após 18 anos do crime, a uma pena de 64 anos de prisão em regime fechado. No entanto, ele se entregou à polícia somente em setembro do ano passado. Seu irmão, Norberto, continua foragido.

Com isso, o episódio busca aprofundar as investigações deste crime, mesclando reportagens, entrevistas e dramatizações com atores, além da recriação de cenários. O programa conta com depoimentos emocionantes das viúvas das vítimas e de Rosa Maria Campos Jorge, diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Que horas começa o Linha Direta de hoje, 6 de junho?

O “Linha Direta” tem a direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A atração começa após mais um episódio de “Os Outros”, por volta de 23h15na Globo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
10:03, 24/06/2024
temperature icon 25°C
céu limpo