Chacina de Unaí: relembre crime, que é tema do programa Linha Direta


Caso aconteceu no dia 28 de janeiro de 2004, na zona rural de Unaí, em Minas Gerais, enquanto as vítimas apuravam denúncias de trabalho análogo à escravidão. ‘Chacina de Unaí’: Antério Mânica se entrega à polícia
Reprodução/TV Globo
Em janeiro de 2004, quatro funcionários do Ministério do Trabalho estavam a caminho de uma fiscalização em propriedades rurais da cidade de Unaí, na Região Noroeste de Minas Gerais, quando foram alvos de uma emboscada.
Os três auditores fiscais Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram assassinados. Os profissionais iriam apurar denúncias de trabalho escravo contra poderosos fazendeiros da região.
O caso foi tema do Linha Direta desta quinta-feira (6).
Relembre:
O que aconteceu?
📌 O crime conhecido como a Chacina de Unaí aconteceu em 28 de janeiro de 2004, quando auditores fiscais do trabalho, que investigavam denúncias de trabalho escravo, e o motorista que os acompanhava, foram assassinados em uma emboscada.
Servidores do Ministério do Trabalho fizeram protesto na porta do julgamento da chacina de Unaí, em Belo Horizonte
Pedro Ângelo/G1
Quem são as vítimas?
📌 As vítimas foram: os fiscais do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva, além do motorista Ailton Pereira de Oliveira.
20 anos da Chacina de Unaí: Familiares das vítimas e fiscais do trabalho cobram justiça
Quem são os mandantes do crime?
📌 Os irmãos Antério Mânica, que é ex-prefeito da cidade, e Norberto Mânica foram condenados como os mandantes do crime. Antério está preso em Unaí. Ele foi condenado a 89 anos de prisão. Norberto segue foragido.
Antério Mânica (à direita) e Norberto Mânica (à esquerda)
g1 Minas Gerais
📌Hugo Alves Pimenta, José Alberto de Castro, Rogério Alan Rocha, Erinaldo Silva e William Gomes de Miranda também foram condenados por participação nos assassinatos.
📌Inicialmente, o processo tinha nove réus, mas Francisco Elder Pinheiro, acusado de ter contratado os matadores, morreu. Humberto Ribeiro dos Santos, segundo a defesa, teve a pena prescrita e não foi a júri.
Leia mais:
Rogério Alan, um dos condenados pela Chacina de Unaí, é preso em Sergipe
Condenado por chacina, Antério Mânica é transferido para a Penitenciária de Unaí
Chacina de Unaí: Norberto Mânica confessa ser mandante, diz defesa
Combate ao Trabalho Escravo
Chacina de Unaí: auditores fiscais fazem ato em frente ao TRF-1, em Brasília
Cristiano Eduardo/Sinait
📌 Por causa da chacina de Unaí, o Ministério do Trabalho estabeleceu 28 de janeiro como Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
📌 Segundo o relatório Índice Global de Escravidão 2023, elaborado pela ONG Walk Free, organização que atua em todo o planeta no combate ao trabalho escravo, o Brasil ocupa 11º lugar no ranking mundial, com mais de 1 milhão de pessoas vivendo em um cenário análogo à escravidão.
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
09:12, 24/06/2024
temperature icon 23°C
algumas nuvens