O álbum brasileiro que consta em lista dos 10 melhores do mundo

Revista norte-americana divulgou esta semana um ranking dos 300 discos mais icônicos da história da música mundial — e um álbum brasileiro se encontra entre os dez primeiros

Um importante álbum da música brasileira entrou para o ranking dos melhores de todos os tempos da revista norte-americana “Paste Magazine”. O clássico “Clube da Esquina” (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o nono melhor álbum mundial. O primeiro lugar ficou com “Songs in the Key of Life” (1976), de Stevie Wonder.

A revista elegeu 300 discos icônicos da história da música mundial. Além de “Clube da Esquina”, o álbum “Acabou Chorare” (1972), dos Novos Baianos, também aparece na lista, ocupando a 51ª posição.

Especializada em música e entretenimento, a “Paste Magazine” existe desde 2002 e, desde 2006, elege um lançamento como o álbum do ano. O mais recente escolhido foi “Rat Saw God”, da banda Wednesday, de acordo com informações do portal de notícias G1.

Esta semana, a revista publicou pela primeira vez o ranking com os 300 álbuns mais icônicos. Entre os dez primeiros constam discos de artistas renomados dos EUA, Inglaterra e Japão, como Stevie Wonder, Kate Bush, Prince, Beatles, Fishmans e Nina Simone.

Capa de ‘Clube da Esquina’, de 1972 / Crédito: Divulgação

 

Retumbante e único

A “Paste Magazine”, vale destacar, descreveu “Clube da Esquina” como “retumbante e único”, afirmando que o álbum “encanta como uma nuvem de calor e de miscelânea sonora”.

Com traços de pop barroco e folk, mesclados com nuances de psicodelia e MPB, Clube da Esquina puxa tanto dos Beatles quanto de Chopin — resultando em um dos projetos mais ricos já compostos na América do Sul. Com 64 minutos de duração, o álbum duplo nunca perde sua própria ingenuidade”, diz o texto.

A revista ainda destaca na descrição “a felicidade tropical” da música “Cais”, a “bossa nova” de “Clube da Esquina nº 2” e o samba de “Os Povos”. Além disso, ressalta que a faixa “Trem de Doido” estremece com uma guitarra elétrica poderosa, consolidando o esplendor do ciclo de canções do álbum.

Do começo ao fim, as imagens e os sons notáveis de Nascimento e Borges, que viam a música clássica e pop como iguais, clamando para serem consagradas, fazem de Clube da Esquina o maior álbum brasileiro de todos os tempos”, finaliza a descrição.

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
12:52, 25/06/2024
temperature icon 30°C
céu limpo