Quem foi Rita Lobato Velho, brasileira homenageada pelo Google?

Nascida há 158 anos no estado do Rio Grande do Sul, Rita Lobato Velho foi uma importante figura na história das mulheres

Há 158 anos, no dia 9 de junho de 1866, nascia a Dr. Rita Lobato Velho que ficaria conhecida como a primeira mulher formada em medicina no Brasil. Nascida no estado do Rio Grande do Sul, ela, que é homenageada do Doodle, do Google, nesta sexta-feira, 7, era filha de fazendeiros.

Em uma época em que era extremamente difícil para uma mulher se matricular na faculdade de medicina, ela se destacou como uma aluna talentosa e fez da profissão a sua grande missão de vida.

Depois de iniciar seus estudos no Rio de Janeiro, mudou-se para Salvador, onde frequentou a Universidade Federal da Bahia.

Surpreendentemente Lobato Velho completou o curso de seis anos em apenas quatro, formando-se em 10 de dezembro de 1887.

A Dr. Rita Lobato / Crédito: Domínio público

 

Generosidade

Focada na área da obstetrícia, Rita passou a oferecer seus serviços para mulheres de todas as classes sociais, muitas vezes fornecendo consultas e remédios sem nenhum custo, tornando-se conhecida por sua generosidade.

Vale destacar também que a doutora participou de movimentos feministas, sendo uma sufragista que lutou pela inclusão do eleitorado feminino no Código Eleitoral de 1932.

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
10:41, 24/06/2024
temperature icon 28°C
céu limpo