Tubarão-tigre é visto vomitando porco-espinho na Austrália

Pesquisadores da Universidade James Cook testemunharam o momento em que o tubarão regurgitou uma equidna, animal que parece um porco-espinho

Pesquisadores australianos testemunharam um evento raro nas proximidades da Ilha Orpheus, um paraíso tropical no nordeste da Austrália: um tubarão-tigre regurgitando uma equidna, um curioso mamífero espinhoso conhecido como “fóssil vivo”.

A descoberta, divulgada nesta quinta-feira, 6, pela Universidade James Cook (JCU), encantou os cientistas que documentaram o inusitado “almoço espinhoso”.

“Ficamos bastante chocados com o que vimos. Realmente não sabíamos o que estava acontecendo”, relatou Nicolas Lubitz, ex-aluno de doutorado da JCU que presenciou o momento, segundo o G1. “Consegui tirar apenas uma foto, mas dá para ver o contorno da equidna na água”, acrescentou.

Lubitz e sua equipe capturaram o episódio em maio de 2022, enquanto estudavam a vida marinha na região, próxima à Grande Barreira de Corais, o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço.

O evento chamou a atenção da equipe de pesquisa, pois, acredita-se que seja a primeira vez que tal ocorrência é documentada. As equidnas, com características primitivas como a capacidade de pôr ovos e um focinho em formato de bico, são protegidas por lei na Austrália, tornando ilegal sua captura ou comercialização.

Segundo os especialistas

A principal teoria dos cientistas é que o tubarão capturou a equidna enquanto ela nadava nas águas rasas ao redor da ilha, um comportamento já conhecido desses peixes.

No entanto, segundo o G1, essa observação desafia a compreensão anterior sobre a dieta dos tubarões-tigre, conhecidos por sua voracidade e disposição para ingerir uma variedade impressionante de itens.

Era um tubarão-tigre de tamanho decente, mas não era enorme. É muito raro que eles regurgitem sua comida, mas às vezes, quando estão estressados, podem fazê-lo”, explicou Lubitz.

Após o incidente, o tubarão-tigre foi equipado com um rastreador acústico antes de ser solto de volta ao mar. Essa medida permitirá que os pesquisadores monitorem seus movimentos e aprendam mais sobre suas atividades após o encontro inusitado.


*Sob supervisão;

Fonte da matéria

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Categorias

Redes Sociais

Clima de Unaí
Unaí, BR
11:42, 25/06/2024
temperature icon 29°C
céu limpo